terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Tapioca... ou Beju!

Como não dá pra viver sem tapioca e não encontrei a massa hidratada por aqui, dei logo um jeito aprender. Lá vai minha experiência:

Créditos para:
  • Tia Alice, que me ensinou que não se deve empurrar a massa quando põe na panela, nem deixar muito tempo, caso contrário, vai ficar só a pedra!
  • Querida Evelúcia, que disse que precisava molhar bem a massa;
  • Ena, a mãe mais linda do mundo que passou a vida fazendo ''beju'' pra mim e nunca deixou a cultura do nordeste morrer lá em casa!! 
1 - Comprando o polvilho.

Polvilho aqui se chama Tapioca Starch.


Eu compro essa marca, mas se encontrar qualquer outra que tenha o nome TAPIOCA STARCH pode comprar, que vai dar certo. Cuidado pra não comprar Farinha de mandioca! =D
Compro meu polvilho em um mercado oriental perto da estação Frontenac e custa $1,09.

2 - Molhando a massa.

Essa parte eu apanhei muito, mas aprendi. Eu jogo todo o polvilho do pacote em uma vasilha grande e coloco meio como americano de água. Mexo devagar, e vou colocando mais água AOS POUCOS, 

Exitem dois riscos:
  • A massa ficar seca, daí quando colocar na panela ela vai virar farelo. Nesse caso, adicione mais água.
  • A massa virar lama. Nesse caso, adicione mais polvilho pra acertar o ponto ou deixe escolher num pano limpo, pra eliminar a água.
3 - Peneirando. 


O ponto cedo de começar a peneirar é quando o polvilho + água criou umas pedras grandes molhadas. Daí é mão na massa!! Aperto as pedras com a mão até elas ficarem pequenas, depois pego uma escorredor de macarrão grande e começo a peneirar.

4 - Adicionando sal

As vezes eu faço sem sal faço recheios de queijo feta e ele já é muito salgado, mas é bem sal a gosto mesmo. Você pode colocar o sal antes de começar a molhar, ou depois de peneirar. Fica ao seu critério! =]

5 - Na panela.




Coloque a frigideira para aquecer em fogo médio. Quando estiver quente, adicione de 3 a 4 colheres de sopa da massa no centro da panela e vá espalhando aos poucos sem pressionar. Eu não gosto de deixar muito tempo, porque como a tia Aliça me ensinou, vira pedra! Então deixo alguns segundos, até eu ver que já dá pra virar. 
Viro e deixo mais alguns segundos do outro lado. Enquanto isso, os recheios já devem estar prontos! 

6 - Recheios 

Não deixe pra fazer os recheios na hora de fazer a tapioca, caso contrário, ela vai ficar dura. Quando vejo q a tapioca está boa, viro de novo e coloco os recheios. Você pode colocar o que quiser. Eu amo de peito de peru e queijo com manjericão e tomate. Com leite condensado e coco também é difícil negar. 

A chef Mari Bella fez uma maravilhosa aqui em casa! Ela colocou geleia de blueberry, queijo e raspberries por cima. Olha só:


Minha preferida:  Peito de peru e queijo branco, manjericão e tomate.



Bom acho que não esqueci de nada. É isso! Qualquer dúvida, tô aqui!

 Beijos! 
;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário