quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Registrando - Três meses em Montréal

Dia 01/01/15 completou três meses que estamos morando aqui em Montréal. Passamos pelo curso de três meses de Francês e agora vamos iniciar o outro período de três meses trabalhando. Aqui vai um resumão de como foi:

O Voo

Embarcamos à noite, despachamos as malas e o Petit (que não pôde ir na cabine com a gente nesse primeiro voo, mas isso vai em outro post). Dormi o voo inteiro e acordei de manhã para a conexão em Miami. Pegamos o Petit na área de bagagens e fomos passear com ele do lado de fora do aeroporto. Tudo bem tranquilo! 

Várias pizzas, naps e horas depois, embarcamos para Montréal, dessa vez o Petit foi com a gente na Cabine, dentro da bolsinha da foto:




Aeroporto de Miami


Chegamos e sofremos horas na imigração. Estávamos muuuuito cansados, com fome, já era tarde da noite e o Petit não parava de latir há mil metros de distancia de nós - era aonde as malas deveriam ficar enquanto a gente aguardada a permissão de estudo e trabalho. O serviço foi muito demorado, mas pouco burocrático. Em seguida pegamos um taxi e fomos pra casa. Não preciso nem dizer que foi o melhor banho da vida, né?


As primeiras impressões

Chegamos no outono então estava tudo laranja, amarelo e vermelho. Sim é igual aos filmes! A cidade é linda e tem mesmo uma forte influência da arquitetura européia, uma graça! Mas não, a cidade não é perfeita. Existe sim sujeira na rua, muitas vezes o metrô está sujo, as pessoas não são as mais prestativas e educadas... E claro, esse é o meu ponto de vista. Enfim, não existe cidade perfeita, né?

O idioma

É o francês mesmo. Quase todo mundo entende inglês, mas o idioma oficial é o francês e as pessoas fazem questão de colocá-lo em prioridade no dia-a-dia. Aconteceu várias vezes de eu chegar falando inglês em alguma loja, mercado ou café e as pessoas fazerem cara feia.

Diferente de San Francisco, as pessoas não costumam falar mais devagar pra que você entenda, ao menos que você peça por piedade e informe que você ainda está aprendendo francês. Nesse caso eles tentam falar inglês! ..¬¬

Uma exceção em relação ao idioma é o centro - No centro da cidade todos falam inglês e francês, sem problemas.

Os grupos de conversação são uma beleza pra praticar todos os idiomas!! Através do Couchsurfing, conhecemos o Mundo Lingo logo no primeiro dia, foi ótimo! Conhecemos muita gente e praticamos muito nosso francês.




St Denis, Montréal


Não larga nem um minuto!


Pegando um solzinho na varanda...


Petit pirando com os esquilos!





O primeiro par de botas do Petit!! É muito importante usar as botas pra passear na neve, nem tanto pelo frio em si, mas pelo sal que é jogado na rua pra derreter o gelo!




Parc La Fontaine - Me apaixonei por esse parque logo na primeira visita que fiz! Lindo demais!! 


Aquele velho latte do Starbucks que a gente tomou só na primeira semana, até conhecer a Tim Hortons. Hoje, só dá Tim.


Passeio de bike com as bixis pela Rue Rachel. 


Parc des chiens, Parc la Fontaine.


Caneca, presente lindo! 


Petit passando pela fase de querer ficar só em cima da casinha. 


Halloween na Miila.


Primeiro dia no ap novo!! 


Primeira festa...


Primeira neve!


Primeiras abóboras de Halloween.


João, sucesso na maquiagem.


Primeira vez no Casino de Montréal




Primeira missa na Basílica de Notre Dame


Beijos ;*